terça-feira, 22 de maio de 2012

Como se preparar para um concurso

Por MARIANA LENHARO

Especialistas em preparação para concurso desaconselham que os candidatos estudem exclusivamente por apostilas. Para o professor Rodrigo Luz, do portal “Canal dos Concursos”, essas publicações geralmente não têm revisão nem controle de qualidade. Ele aponta a rapidez com que as apostilas são produzidas como um fator para o conteúdo falho.

Quando saem os editais dos concursos públicos, que determinam o conteúdo que cairá na prova, as edições são concluídas em apenas algumas semanas. “Não dá para ter qualidade em uma edição feita da noite para o dia. As pessoas acabam levando gato por lebre”, diz Luz.

O professor Alexandre Meirelles, da rede LFG, acrescenta que as apostilas só são recomendadas para concursos mais básicos e não aqueles destinados a candidatos com curso superior. “Aquilo é um grande engodo que vende muito para os ‘paraquedistas’, que acabam não lendo nem um quinto da apostila”, diz.

Uma das principais dicas dos professores é que os candidatos de primeira viagem troquem informações com os candidatos mais experientes, que estudam para a mesma área de concurso há mais tempo. Uma boa opção é se inscrever em fóruns de discussão voltados para concursos ou visitar blogs especializados na área. Para Meirelles é preciso ser “cara de pau” mesmo e pedir orientações para os concurseiros veteranos.

Como material didático, Meirelles indica livros voltados especificamente para concursos. “Não adianta comprar livros acadêmicos. Esses são muito teóricos, divagam muito sobre as teorias. Isso não interessa, o que interessa é o que cai na prova”, diz o especialista. Ele acrescenta que é fácil reconhecer essas publicações nas livrarias, já que elas sempre trazem no título a indicação de que são voltadas à preparação para esse tipo de prova.
Consultados pelo Jornal da Tarde, os professores do Cursinho do XI indicaram alguns materiais didáticos voltados à preparação dos candidatos a concursos públicos.

- Direito Administrativo – Série Concursos Públicos (Celso Spitzcovsky – Editora Método)
- Manual de Direito Administrativo – Completo para concursos (Alexandre Mazza – Editora Saraiva)
- Moderna gramática Portuguesa (Evanildo Bechara – Lucerna)
- Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Academia Brasileira de Letras, 5ª edição, 2009)
- Vídeo aula de Matemática – Telecurso 2000 (Editora globo)
Editoras especializadas:

Cursinhos:

Sites:
Jornal dos Concursos: http://jcconcursos.uol.com.br/

Fonte: Blogs Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário