segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Revista "despublica" artigo de cientistas acusados de fraude

 FERNANDO TADEU MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
 
 
Um artigo científico assinado por brasileiros acusados de fraude por um blog internacional acaba de ser retratado, ou seja, "despublicado" oficialmente, deixando de valer como resultado científico. Os autores da pesquisa, porém, negam que tenha havido má-fé.
O artigo havia sido publicado na revista científica "Journal of Lipid Research" e investiga como ácidos graxos, presentes no óleo de peixe, podem modular a ação de moléculas do sistema de defesa do organismo.
Outros três estudos do mesmo grupo terão erratas publicadas, e há pelo menos mais um artigo sob análise.
Um dos autores é Rui Curi, 53, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e um dos principais cientistas do país na área de metabolismo celular. Membro da Academia Brasileira de Ciências, ele já publicou 479 artigos. Vários dos outros cientistas que assinam as pesquisas questionadas são ex-alunos do pesquisador da USP.
Curi recebeu a Folha em sua sala, onde estavam o vice-diretor do ICB, Benedito Corrêa, e um ex-aluno, Sandro Hirabara, também autor do artigo e professor da Universidade Cruzeiro do Sul.
Com relação ao artigo "despublicado", afirmou que não houve fraude. "São erros que nós não vimos. Asseguro que não houve má-fé."
Segundo ele, no artigo cuja publicação foi anulada, o problema envolvia quatro imagens, que deveriam representar a quantidade de proteínas na amostra estudada por meio de marcas num gel.
As imagens escolhidas para representar os dados estavam erradas e algumas estavam até repetidas, o que poderia sugerir que houve manipulação delas. A responsável pelo estudo, Renata Gorjão, foi orientada por Curi no doutorado. Segundo ele, o erro já estava na tese.
Segundo Curi, o problema não altera as discussões e os resultados do trabalho. Ele explicou que a decisão de retratar o artigo foi tomada em conjunto com os editores da revista, "para que ele possa ser revisto e talvez ser publicado em outro periódico, pois os dados são importantes".
 
DENÚNCIA
O caso começou em novembro, por meio de denúncias no blog "Science Fraud" sobre dois artigos cujo autor principal é Rafael Lambertucci, ex-aluno de Curi, que também assinou os artigos.
As denúncias tratavam de imagens que aparentemente eram repetidas nos dois trabalhos. Lambertucci respondeu ao blog dizendo que as imagens parecidas se justificavam porque faziam parte do mesmo experimento.
Os dois artigos, um publicado na "Cellular Physiology and Biochemistry" e outro no "Journal of Cellular Physiology", terão erratas.
A Folha pediu a dois pesquisadores da área que analisassem esses artigos. Segundo eles, há suspeitas de má conduta científica no trato das imagens, mas ressalvaram que apenas uma análise mais detida, baseada nos dados brutos da pesquisa, poderia confirmar se o problema se deveu a fraude ou erro.
Após mais denúncias sobre artigos do grupo - entre eles o que foi "despublicado"-, o advogado de Curi enviou um e-mail ao blog dizendo que as acusações eram injustas. Depois de receber e-mails de outras pessoas pressionando-o, o autor do blog decidiu tirá-lo do ar.
Curi conta que, após as denúncias, a comissão de ética em pesquisa do ICB o contatou. Após uma série de reuniões, ele afirma que o grupo detectou quais tinham sido os erros e comunicou os editores das revistas para realizar as correções devidas.
Não há ainda, no entanto, nenhuma comissão independente da USP avaliando a conduta dos pesquisadores.
Curi disse que o seu laboratório está adotando medidas para evitar novos erros.
 
Fonte: Folha de São Paulo , edição de 05/01/2103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário