sexta-feira, 15 de março de 2013

Envenenando chifres de rinocerontes: proteção ambiental


 
O Rhino Rescue Project (Projeto de Resgate de Rinocerontes) destina-se a proteger da caça todos os rinocerontes da África do Sul, utilizando-se de um corante indestrutível introduzido nos chifres desses animais. Com o número de rinocerontes perdidos para a caça furtiva superior a 300 só em 2010, mais de 400 em 2011 e 200 em 2012, essa solução inovadora para a caça dos rinocerontes é uma abordagem pró-ativa para deter os caçadores e seus patrocinadores.
A caça dos rinocerontes é realizada com a intenção  de matar o animal para extração de seu chifre, que é  vendido no mercado paralelo e usado em produtos da medicina alternativa, em especial na China. Porém, com a introdução de produtos químicos, o chifre fica inutilizado e, consequentemente, esses animais deixam de ser alvo da caça.

 
Segundo a fundação Rhino Rescue um dispositivo de alta pressão desenvolvido especificamente para agregar certos componentes no chifre do rinoceronte já está disponível, sendo possível contaminar o chifre com uma toxina que é prejudicial apenas para os humanos e não traz malefícios a outros animais ou ao próprio rinoceronte.

Primeiramente, uma amostra de DNA completo é colhida e três microchips de identificação correspondentes são inseridos nos chifres e nos animais em si também. O corante é produzido com materiais semelhantes aos usados ​​para marcar as notas de banco e é visível em um scanner de raios X, mesmo quando o corno é moído em pó fino. Por essa razão  é quase certo que os checkpoints de segurança dos aeroportos detectem a presença deste corante em um chifre tratado, independentemente de estar intacto ou em forma de pó.

Com essa medida, o consumo do chifre que é triturado e vendido na forma de pó acaba sendo prejudicado e, assim, o número de rinocerontes mortos através da caça será drasticamente diminuído.

O teste é contínuo e completo, assegurando que os animais não tenham sua saúde afetada pela administração do tratamento. Com base na pesquisa, acredita-se que a eficácia do corante seja de três a quatro anos, e os resultados desse projeto se mostram promissores para a diminuição da caça dos rinocerontes na África do Sul.

Para saber mais sobre o Rhino Rescue Project, acesse: http://www.rhinorescueproject.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário