sexta-feira, 15 de março de 2013

Recolocação profissional: sites para cadastro de currículos e disponibilização de vagas

Hoje vivemos numa realidade em que a demanda de profissionais é maior do que as oportunidades de emprego ofertadas. E ainda nos deparamos com anúncios de vagas que exigem uma super qualificação do profissional,  que nos faz pensar se há realmente alguém disponível no mercado com as especificações requeridas.
 
Muito embora seja mais simples obter êxito em processos seletivos onde a vaga não foi publicada em sites, não há como aguardar até que uma oportunidade bata em nossa porta. Procurar emprego em jornal impresso se tornou obsoleto, e atualmente a maioria das oportunidades de trabalho vêm sendo publicadas em sites de recolocação profissional, muitos deles gratuitos.
 
Portanto, vale à pena cadastrar seu currículo e verificar diariamente as oportunidades disponibilizadas nos sites, pois os primeiros candidatos a enviarem seus currículos possuem mais chance de serem chamados para entrevista. É importante que o candidato não aguarde apenas que o sistema do site encaminhe as oportunidades em seu e-mail (aviso de abertura de vagas), pois a grande maioria não é enviada por mensagem.
 
Seguem alguns sites gratuitos onde frequentemente são disponibilizadas interessantes vagas / oportunidades:
 
Agrobase:
Vagas de emprego, estágio, trainee e veiculação de editais de concursos públicos. Vantagem: site direcionado para apenas algumas carreiras, dentre elas, para biólogos.
http://www.agrobase.com.br/oportunidades/
 
Biologia na Rede:
Blog que disponibiliza oportunidades de emprego, além de artigos, notícias, eventos, cursos etc.
http://bionarede.blogspot.com/search/label/oportunidades
 
Consulte Vagas:
Diariamente são postadas vagas para todo Brasil, nas mais diversas áreas.
http://consultevagas.wordpress.com/category/vagas-diarias/
 
Corrhect:
Disponibilização de vaga para todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
http://www.corrhect.com.br/

Curriculum:
Cadastro gratuito do currículo e disponibilização de vaga para todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
 
Elancers:
Cadastro gratuito do currículo e disponibilização de vaga para todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
http://www.elancers.net
 
Gife:
Oportunidades relacionadas à área social
 
Guia de Empregos UOL:
Voltado para a área social.
 
Infojobs:
Cadastro gratuito do currículo e disponibilização de vaga para todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
http://www.infojobs.com.br
 
SESC-SP:
Para acompanhar os concursos.
 
Setor 3:
Voltado para a área social.

Vagas:
Cadastro gratuito do currículo e disponibilização de vaga para todo o Brasil, nas mais diversas áreas.
 

Sites de recolocação profissional onde se exige o pagamento pela assinatura

 
Ainda há aqueles que não acreditam na eficiência de sites gratuitos, e por essa razão, preferem pagar um site de recolocação profissional para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Particularmente já assinei no passado os dois mais famosos sites do gênero e outro que é específico para advogados, e confesso que me decepcionei muito com os três.
 
A primeira vez que assinei um site foi em 2001, quando iniciava na carreira de advogada e buscava uma oportunidade como júnior / trainee. Na época foi tremendamente eficaz: em menos de 3 meses consegui uma vaga de emprego, onde permaneci por mais de 2 anos. Depois disso voltei a assinar outras vezes e não tive sucesso, aliás ressalto que nem chamada para uma entrevista cheguei a ser.
 
Em 2010, já cursando o 5 semestre de Ciências Biológicas, insisti e assinei novamente o site, mas desta vez para uma vaga de estágio em biologia / meio ambiente. Fui chamada para uma única entrevista de estágio no laboratório de uma clínica, e isso quase me custou o emprego. Quando o empregador me contatou para agendar a entrevista, expliguei que meu único horário disponível era no almoço, pois ao contrário poderia ser prejudicada no escritório onde trabalhava; a pessoa concordou, porém, quando cheguei no local me deixaram esperando por mais de 1 hora para depois, no fim, dizer que a vaga não era para biólogo, e sim direcionada a um biomédico ou enfermeiro.
 
Na minha opinião esses sites funcionam para algumas áreas, como corporativa, TI, jurídica, porém para outras (incluindo a biologia, meio ambiente e ciências agrárias), não. Porém, para aqueles que ainda assim acreditam que pagar um site para conseguir recolocação é a melhor opção, sugiro ler a respeito e pesquisar tanto o site, quanto a empresa e os anúncios, para não se decepcionarem futuramente.
 
Em minhas buscas pela internet encontrei um Blog que levanta muitas dúvidas acerca dos sites de recolocação que cobram assinatura. As informações nele postadas acabam nos deixando ainda mais desconfiados em investir o rico dinheirinho numa tremenda furada... Caso tenham interesse, acessem: http://cuidadocomacatho.wordpress.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário